
Por que apadrinhar uma criança?
Com o apadrinhamento à distância de uma criança do Projeto Educando, ela continua a viver no seu ambiente, junto aos seus pais, e graças ao apoio do padrinho ou madrinha, tem a possibilidade de frequentar a escola e de ter acesso a alimentação, cuidados médicos essenciais, praticar esportes, ter acesso à entretenimento, música, artesanato e crescer em um ambiente cristão, onde o amor a Deus e ao próximo não é apenas ensinado, mas também vivido.
O apadrinhamento tem como objetivo não apenas o desenvolvimento individual da criança, mas também o da sua família e da comunidade onde vive. A realidade dessas crianças é de um ambiente onde a casa da família não tem eletricidade, água ou esgoto. Normalmente são famílias numerosas com mais ou menos 8 filhos e com pouquíssimos recursos.
Dados da ONU mostram que 26% da população guineense vive na condição de extrema pobreza (com rendimento anual igual ou inferior a 275 dólares americanos); 27% na pobreza (com rendimento anual igual ou inferior a 375 dólares americanos); 51% são considerados não pobres (com rendimento anual superior a 375 dólares americanos).
Ao ajudar uma criança a libertar-se do espiral de pobreza em que vive, melhora não só a sua condição de vida, mas também dos seus pais e há um reflexo desta melhoria em toda a comunidade!

O relacionamento entre
padrinho e apadrinhado.
Os padrinhos recebem trimestralmente notícias e notas da criança apadrinhada.
É muito importante que o relacionamento entre padrinho e apadrinhado ultrapasse as fronteiras dos recursos financeiros, para que realmente haja uma ligação significativa a ponto de influenciar a vida das crianças. Os laços podem ser estreitados através de cartas, do envío de presentinhos em aniversários, natal, após o ano letivo e até mesmo através de uma visita sua. Seja qual for a sua profissão, com certeza poderá colaborar conosco como voluntário de curto prazo e assim ter um tempo bem pertinho de seu filhotinho(a) Guineense.
Responsabilidades do Adotante/Padrinho
-
Orar pelo desenvolvimento do adotado na Escola;
-
Buscar se envolver com suas necessidades emocionais, físicas e espirituais;
-
Pagar as mensalidades da Escola com regularidade e fidelidade durante um ano, podendo estender o compromisso por quanto tempo desejar.
Após o terceiro mês de ausência de pagamento da mensalidade Escolar, automaticamente desligaremos
o adotante do Projeto. Repassando então a responsabilidade escolar da criança em questão a um novo adotante.
Responsabilidades do Adotado/ Apadrinhado
-
Frequentar a Escola diariamente, podendo faltar somente em caso de doença ou falecimento de familiares;
-
Manter as notas de provas dentro da media exigida pela escola;
-
Orar pelo adotante diariamente;
-
Frequentar a EBD dominicalmente.
Motivos para desligamento do Projeto:
-
Repetência por 2 anos;
-
Falta de interesse;
-
Faltas excessivas sem justificativa;
-
Mal comportamento e desrespeito.

